As principais dicas – e precauções – para o cultivo de um jardim na varanda. Você pode não ter um quintal, ou mesmo um terraço. Mas, se você está interessado nessas dicas, é provável que tenha uma varanda e algum amor pelas plantas.
Veja também:
- Samambaia: saiba como cuidar e incluir a planta na decoração
- Você pode ter plantas no quarto, sim! Veja como ter verde no dormitório
- Varanda gourmet: veja 3 pontos fundamentais antes de montar a sua
- Dicas para criar um jardim de hortaliças dentro de casa
Comprometer-se a cultivar um jardim – ou mesmo uma planta ou duas – pode ser um processo assustador e é fácil sentir-se derrotado antes mesmo de começar. Mas cultivar plantas em circunstâncias “não ideais” é muito mais fácil do que você imagina.
Imagens: Reprodução
Leia sobre as melhores plantas de varanda para comprar e como cultivá-las da maneira certa.
1 Fatores a considerar antes de cultivar plantas de varanda
Faça algumas perguntas antes de se comprometer com um jardim na varanda ou comprar plantas.
Quão grande é minha varanda?
Se você tem uma espaçosa varanda, uma pequena varanda ou mesmo um pequeno hall de entrada, você tem a capacidade de cultivar plantas no exterior de casa.
Lobelia é ótima para pequenos espaços; buchinho requer um espaço médio; e pinheiro fica muito bem em espaços maiores
Quanto tempo eu tenho para cuidado e manutenção de minhas plantas?
Embora as plantas possam precisar de pouca manutenção, você deve escolher uma variedade que realmente convenha com sua disponibilidade de atenção e cuidado.
Cravo-amarelo não exige muito cuidado; samambaia Staghorn Fern exige um pouco mais; e fícus-lira exige bastante cuidado
Como é meu ambiente ao ar livre?
SOL
O calor e o sol secarão suas plantas muito mais rápido no exterior do que em ambientes fechados. É aconselhável verificar suas plantas diariamente! Se você perder uma rega dentro de casa, sua planta pode se recuperar. Mas se você perder uma rega ao ar livre, pode ser o fim.
Veja também:
- Decoração para jardim: veja fotos de 9 antes e depois inacreditáveis
- 20 ideias bem simples para montar sua horta em casa (até em pouquíssimo espaço)
- Faça você mesmo: jardins em xícaras é a nova tendência adorável de decoração na quarentena
Muitas varandas são construídas de tijolo ou concreto, as quais absorvem e irradiam muito bem o calor. Se a sua varanda for feita de qualquer um desses materiais, tome cuidado com suas plantas em dias quentes e ensolarados. Se você não tomar cuidado, sua planta pode ficar queimada.
Brinco de princesa não gosta de muita luz; begônia gosta médio; e petúnia gosta muito de luz
CHUVA
Além de verificar suas plantas diariamente (ou quase diariamente), escolha os recipientes com sabedoria para garantir que sua planta não se afogue no caso de chuva excessiva. Vai chover em algum momento, especialmente durante o verão. Isso pode significar problemas para plantas domésticas em recipientes sem orifícios de drenagem.
TEMPERATURA
Se seu clima geralmente é o mesmo durante todo o ano, não há muitos ajustes necessários para manter suas plantas de varanda vivas. À medida que o tempo esquenta, fica mais ensolarado/seco, suas plantas precisam de mais água; à medida que o tempo fica mais frio/mais escuro/mais úmido, suas plantas precisam de menos água.
Quanto às pessoas que vivem em climas que experimentam um verdadeiro inverno, quando o tempo frio chegar, você terá que levar suas plantas para dentro de casa. Quando você traz suas plantas para dentro, elas recebem muito menos luz. Eles já estão um pouco preparados para a falta de luz que vem com a estação adormecida, mas será ainda mais acentuada porque eles tiveram luz externa durante todo o verão. Menos luz significa menos comida – o que significa que sua planta terá dificuldades para suportar todo o novo crescimento desde o verão lá fora.
VENTO
Um dos maiores desafios de uma varanda é o vento, pois ele pode não só pode derrubar vasos e plantas, mas também pode quebrar os caules ou folhas de plantas mais frágeis e imaturas. É algo que as nossas plantas domésticas raramente precisam enfrentar (além do ar condicionado ou do sistema de aquecimento). O vento também pode secar ou resfriar suas plantas, por isso é importante que você as verifique para garantir que elas estejam adequadamente regadas e não muito frias.
2 Que tipo de recipiente devo escolher?
Quando se trata de escolher um vaso, escolha os que resistam às intempéries – como chuva, neve e vento – se você planeja mantê-los ao ar livre o ano todo. Dê preferência a recipientes resistentes, como terracota ou grés, em vez de plástico; esses materiais geralmente são mais pesados e terão melhor estabilidade em dias de vento.
DICAS E TRUQUES GERAIS
A sombra mais escura ao ar livre ainda é mais iluminada do que só receber luz através de uma janela em ambientes fechados. Se você estiver mudando suas plantas de dentro para a varanda, tenha cuidado porque elas vão absorver muito mais luz solar.
Estude a luz do sol na sua casa! Que direção a sua varanda enfrenta e quanta luz solar recebe?
Mantenha tudo em vasos para facilitar as mudanças sazonais.
Agrupe recipientes para tornar o dia de rega mais eficiente. Durante os dias quentes e ensolarados de verão algumas plantas podem precisar ser regadas diariamente!
Não tenha medo de testar ervas e vegetais em crescimento, que tendem a se sair melhor quando cultivados ao ar livre. Faça as pazes com qualquer “vida selvagem” – você está no espaço deles!
Veja também:
- Faça você mesmo: 7 ideias de customização de objetos em casa
- 17 ideias DIY de decoração para guardar as coisas na sua casa
- As melhores ideias de armário estão em cada canto deste apartamento
- 8 ideias de decoração com caixas de feira cheias de estilo
- Como redecorar: 7 maneiras de renovar a decoração sem gastar